sábado, maio 14, 2011

Sementes para Reflexão: trecho do livro o drama espiritual de javé

O conformismo que nós, humanos da Terra, apresentamos nas nossas faces, nas posturas e atitudes é fator preocupante para o progresso individual e, o pior, é também fator impeditivo para a redenção espiritual de todas as almas que dão sustentação à tresloucada aventura existencial levada a efeito pela iniciativa equivocada de uma divindade com problemas.

Somente o “inconformismo não-violento, responsável e produtivo” é que poderá ser fator de propulsão para que esta comunidade planetária saia da terrível e vexatória situação existencial em que se encontra. Outra forma não há!

Entregar-se a Jesus, a Buda, a Maomé, a Alá, a Javé, a Deus, aos deuses, aos espíritos, o que seja, não resolverá o nosso problema ― e aqui rogo desculpas pois sei que estou ferindo suscetibilidades. O sentimento de religiosidade ajuda, mas não tem o condão de resolver. Conforme penso, na atualidade tem inclusive atrapalhado bastante, porque acostumou esta humanidade a transferir para os ombros de Jesus, de Buda, de Deus, de Javé, dos Espíritos, dos Extraterrestres, responsabilidades que nos são próprias, e isso é um atraso espiritual complicadíssimo.

Atitude responsável e esclarecida, e não somente orações (sejam estas esclarecidas ou não), é o que este universo precisa para seguir adiante com os seus viajores no leme das suas próprias trajetórias. Espíritos, extraterrestres, Alá, Maomé, Buda e Jesus muito podem ajudar, mas é na conta de cada esforço meritório que esta nova situação poderá um dia ser construída.

Foi-se o tempo em que a felicidade estava ali, na próxima esquina, facilmente posta pela entrega total de alguém ao seu deus ou santo de devoção. Foi-se o tempo em que a promessa de um futuro dadivoso a ser construído somente pela fé encontrava guarida fácil no ingênuo modo de sentir e de pensar de boa parte desta humanidade. A miserabilidade do presente é ainda o maior atestado de como as nossas crenças não respondem pelo que de fato ajuda o progresso humano. Mas que seja!

Ainda existem muitos irmãos e irmãs planetários que estão acostumados a “pensar” do modo mais fácil e cômodo, a iludir-se ainda em devoções impróprias e em submissões estéreis, e sei que não estão prontos nem muito menos dispostos a abrir mão do seu credo de preferência já que comumente utilizado como refúgio. Triste é a religião que serve como esconderijo, e infeliz de quem se esconde para a vida!



Jan Val Ellam

Sem comentários: